Home :: Lazer :: Turismo :: Utilidades :: Webmail

CuritibaSites.com

Google

Host by

CuritibaWebHost

 

Fale Conosco Página Inicial Imprimir Favoritos Faça deste site sua página inicial
Curitiba, [an error occurred while processing this directive]

::Principal

Exibir/Ocultar

::Lazer

Exibir/Ocultar

::Turismo

Exibir/Ocultar

::Utilidades

Exibir/Ocultar

 

N  a  t  u  r   e  z  a

 

[Jardim Botânico Fanchete Rischbieter]
[Passeio Público]
[Universidade Livre do Meio Ambiente]
[Bosque Alemão]
[Bosque Gutierrez / Memorial Chico Mendes / Teatro de Bonecos]
[Bosque do Papa]
[Bosque de Portugal]
[Bosque da Fazendinha]
[Bosque Capão da Imbuia / Museu de História Natural]
[
Bosque Reinhard Maack]

 

 

 

 

Jardim Botânico Fanchete Rischbieter.  

Inaugurado em 05 de outubro de 1991, o Jardim Botânico possui uma área de 245.000 m2. Sua estufa foi inspirada nos palácios de cristal ingleses do século passado e expõe permanentemente plantas originárias dos mais diversos pontos do território brasileiro. Conta ainda com jardins em estilo francês, trilhas que cortam o bosque e o Museu Botânico. O Museu Botânico, dirigido por Gert Hatschbach, atrai pesquisadores de todo o mundo. Tem espaço para exposições, biblioteca e auditório. É cenário predileto das noivas curitibanas, para a foto do dia do casamento.

    

Localização:
Rua Eng°. Ostoja Roguski, s/n°. – JARDIM BOTÂNICO. 264-6994 (Administração) / 362-1800 (Museu).

Horário:
diariamente, das 6 às 20 horas.

Ônibus:
Expresso Capão da Imbuia, Centenário ou Oficinas (Praça Rui Barbosa). Descer ao lado do Botânico.
Jardim frontal em estilo francês
Estufa do Jardim Botânico

Passeio Público.  

Já se chamou Jardim Botânico, no século passado.
Primeiro parque público de Curitiba, foi inaugurado pelo presidente da Província do Paraná, Alfredo d’Escragnolle Taunay, em 2 de maio de 1886.

Foi a primeira grande obra de saneamento da cidade, transformando um charco num espaço de lazer, com lagos, pontes e ilhas em meio ao verde. Zoológico pioneiro de Curitiba, abriga até hoje pequenos animais. Seu portão é cópia do que existiu no Cemitério de Cães de Paris.

Localização:
Rua Luiz Leão, s/n - CENTRO  222-2742

Horário:
Terça a domingo das 6hs ás 19hs.
Aquário das 8hs ás 17hs.

Ônibus:
Circular Centro ( sentido anti-horário)


Universidade Livre do Meio Ambiente.  

Em meio ao verde do Bosque Zaninelli, a Universidade Livre do Meio Ambiente fez de Curitiba a primeira cidade do mundo a manter um espaço de estudos e repasse de conhecimentos sobre o meio ambiente e a ecologia à população. O projeto arquitetônico, executado com materiais rústicos, repete na forma e nas cores os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar. Apesar da rara beleza, a principal finalidade do espaço é formar no cidadão a consciência ambiental como fator de sobrevivência. Foi criada em 5 de junho de 1991, ocupando o atual espaço - inaugurado pelo oceanógrafo francês Jacques Cousteau - desde 1992.

Localização:
Rua Victor Benato, 210. PILARZINHO.
Tel: 254-7657 / 254-5548 / 254-3734.

Horário:
diariamente, das 7 às 18 horas.

Ônibus:
Convencional Jardim Kosmos (Travessa Nestor de Castro). Descer em frente à U.L.M.A.

 

Bosque Alemão. Inaugurado em 1996, o bosque possui vários equipamentos que celebram e divulgam as tradições alemãs. São 38 mil m² de mata nativa, que faziam parte da antiga chácara da família Schaffer. A réplica de uma antiga igreja de madeira, construída em 1933 no bairro Seminário, com elementos decorativos neogóticos, abriga uma sala de concertos denominada Oratório de Bach.

Outras atrações são a trilha de João e Maria, que narra o conto dos irmãos Grimm, uma biblioteca infantil , a Torre dos Filósofos,mirante em madeira que permite vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar e a Praça da Poesia Germânica, com a reprodução da fachada da Casa Mila, construção germânica do início do século, originalmente localizada no centro da cidade.

Localização:
Rua Niccolo Paganini, esquina com Franz Schubert - VISTA ALEGRE (Jardim Schaffer). 338-6835

Horário:
Bosque - diariamente, das 6 às 20 horas / Biblioteca – diariamente, das 9 às 17h / Hora do Conto – sábado e domingo às 14h.

Ônibus:
Convencional Jardim Mercês-Guanabara (Trav. Nestor de Castro). Descer no Canal 4 - TV Iguaçu, a uma quadra do Bosque.

Bosque Gutierrez / Memorial Chico Mendes / Teatro de Bonecos

No bosque foi implantado,
em 22 de março de 1989, o Memorial Chico Mendes, em homenagem ao líder seringueiro amazônico, morto em Xapuri, Acre. São 18 mil metros quadrados de área verde, com trilhas e uma fonte natural que fornece 1.350 litros de água mineral por hora. Contém a Escola Amazônica e o Teatro de Bonecos Dadá.

 

Localização:
Rua Albino Raschendorfer, s/n°. - VISTA ALEGRE. 350-8849 / 350-8711.

Horário:
diariamente, das 8 às 18 horas.

Ônibus:
Convencional Jardim Mercês-Guanabara, Fredolin Wolf / Raposo Tavares (Trav. Nestor de Castro). Descer no último ponto da Rua Jacarezinho, em frente à Escola Guido Straube, a duas quadras do Bosque.

 

 

Bosque do Papa.

Memorial da imigração polonesa, inaugurado em 13 de dezembro de 1980, no rastro da visita do Papa João Paulo II a Curitiba, em julho anterior. Sua área, de 46.337 metros quadrados, fez parte da desapropriação que envolveu a antiga fábrica de velas Estearina.

 

As sete casas de troncos que compõem o memorial são lembrança viva da fé e da luta dos imigrantes poloneses, com objetos como a velha carroça, a pipa de azedar repolho e a estampa da padroeira, a Virgem Negra de Czestochowa. Em Curitiba, a imigração polonesa começou em 1871.

Localização:
Rua Wellington Oliveira Vianna, s/n°.- C. CÍVICO. 350-8375.

Horário:
Bosque - diariamente, das 6 às 20 horas / Memorial – terça a domingo, das 9 às 18h30.

Ônibus:
Convencional Abranches, Mateus Leme, Jardim Chaparral, Taboão-Água Verde ou Vila Suíça (Praça Tiradentes). Descer na Rua Mateus Leme,próximo ao Portal Polonês.

Bosque de Portugal

Homenagem aos laços luso-brasileiros, este espaço destaca-se por uma trilha,acompanhando um pequeno riacho, na qual encontram-se, estampados em azulejos, trechos de poetas ilustres da língua portuguesa, além de uma homenagem aos grandes navegantes lusitanos e às suas descobertas.

Localização: 
Rua Ozório Duque Estrada, s/n°. - JARDIM SOCIAL.

Horário: 
diariamente.

Ônibus: 
Convencional Hugo Lange (Praça Santos Andrade). Descer ao lado do Bosque, no Grupo Escoteiro.

Bosque da Fazendinha

Possui 73.000 m² de área verde, onde estão instaladas canchas esportivas, playground, palco ao ar livre, churrasqueiras, trilhas ecológicas e estacionamento.

No bosque, procurou-se resgatar a história da Fazendinha, por onde os viajantes se dirigiam entre São José dos Pinhais e os Campos Gerais, além da colonização do bairro pela família Klemtz, antiga proprietária de uma olaria no local, cuja chaminé permanece preservada, juntamente com a casa em estilo neoclássico, construída em 1896.

Localização: 
Rua Carlos Klemtz, s/n° - FAZENDINHA

Horário: 
diariamente, das 8 às 18 horas.

Ônibus: 
Convencional Fazendinha (Praça Rui Barbosa). Descer em frente ao Bosque.

 

Bosque Capão da Imbuia / Museu de História Natural.

Ocupa uma área de 36.000 m², com exposição interna de dioramas, animais taxidermizados e vegetais desidratados. 

Na área externa está o “Caminho das Araucárias”, um bosque remanescente de Floresta Araucária, onde uma passarela elevada percorre uma trilha com 400 metros de comprimento, com 12 vitrines e painéis que mostram as inter-relações dos elementos naturais encontrados na Floresta Araucária e também os vários produtos desta formação vegetal, obtidos e utilizados pelo homem.

Localização: 
Rua Benedito Conceição, 407 / Rua Prof. Nivaldo Braga, 1225 - CAPÃO DA IMBUIA. Tel: 366-3133.

Horário: 
terça a domingo, das 9 às 17:30 horas.

Ônibus: 
Linha Direta Pinhais-Campo Comprido (Praça Tiradentes). Descer no Terminal do Capão da Imbuia e seguir pela Rua Prof. Nivaldo Braga (cerca de quatro quadras até o Museu). 

Bosque Reinhard Maack.

Inaugurado em 1989, o bosque é uma homenagem da cidade ao geólogo e pesquisador alemão radicado no Paraná, cujo trabalho em muito contribuiu para a preservação do meio ambiente em nosso Estado.

O Bosque possui uma área de mata remanescente de araucária, com espécies únicas em toda a região; uma trilha de aventura com brinquedos educativos e ecológicos para crianças, equipamentos para recreação, casa de educação ambiental. 

Localização: 
Rua Chanceler Oswaldo Aranha, s/n°. - HAUER. Tel: 246-4344.

Horário: 
Finais de semana e feriados, das 8 às 17 horas.

Ônibus: 
Biarticulado Hauer ou Boqueirão (Praça Carlos Gomes) até o Terminal Hauer + Alimentador Hauer-Boqueirão, que passa ao lado do Bosque.

Bosque São Cristóvão/Italiano.

Em Santa Felicidade, é também local para realização das festas típicas da colônia italiana do bairro, como a Festa da Uva, do Vinho e o 4 Giorni in Itália. Possue estrutura para a instalação de barracas para a venda de alimentos e bebidas, espaço para shows e apresentações folclóricas e uma polenteira.

Localização: 
Rua Margarida Ângela Zardo Miranda, s/n°. - SANTA FELICIDADE.

Horário: 
segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

Ônibus: 
Linha Direta Bairro Alto-Santa Felicidade (Travessa Nestor de Castro) até o Terminal de Santa Felicidade + Alimentador Veneza, que passa ao lado do Bosque.

 

 

Voltar!!! © Copyright 2000-2009 CuritibaSites! Todos os Direitos Reservados.Avançar!!!
Hospedagem de site CuritibaWebHost

www.CuritibaSites.com webmaster@curitibasites.com