Home :: Lazer :: Turismo :: Utilidades :: Webmail

CuritibaSites.com

Google

Host by

CuritibaWebHost

 

Fale Conosco Página Inicial Imprimir Favoritos Faça deste site sua página inicial
Curitiba, [an error occurred while processing this directive]

::Principal

Exibir/Ocultar

::Lazer

Exibir/Ocultar

::Turismo

Exibir/Ocultar

::Utilidades

Exibir/Ocultar

 

H  i  s  t  ó  r  i  c  o   s

 

[Catedral e Igreja da Ordem]
[Ruínas de São Francisco e Casa Romário Martins]
[Santa Felicidade e Solar do Barão]
[Palácio avenida e univ. Federal do Paraná]

 

 

 

 

 

 

Catedral Metropolitana Catedral Basílica Menor de Curitiba. No começo do século XVIII era uma pequena capela de madeira que em 1715 foi elevada à primeira Igreja Matriz. A atual igreja, como a conhecemos, foi reconstruída e inaugurada em 1893 em estilo neo-gótico e inspirada na Sé de Barcelona, após a completa demolição da mesma em 1875. Localizada na Praça Tiradentes, o marco zero de Curitiba.  222-1131. Ônibus: Todos com destino à praça Tiradentes e a Linha Turismo, parada "Setor Histórico".

Igreja da Ordem Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas. A mais antiga de Curitiba, foi construída em 1737. Seu nome original era Nossa Senhora do Terço, só mudando com o surgimento da Ordem de São Francisco em Curitiba, 1746. Serviu de paróquia para os colonos poloneses em sua chegada. Em 1965 foi tombada e sofreu sua última restauração no período de 1978/80, dentro de uma filosofia conservadora. Largo da Ordem/Setor histórico. Ônibus: Todos com destino à praça Tiradentes e Travessa Nestor de Castro. Linha Turismo, parada "Praça Tiradentes".

Anexo à igreja está o 'Museu de Arte Sacra', síntese das quatro igrejas do Setor Histórico de Curitiba e antigas alfaias do Litoral e do Planalto Curitibano. Localiza-se no Largo da Ordem,  223-7545.

Ruínas de São Francisco Ruínas de São Francisco. As ruínas são o frontal do início da construção da igreja de São Francisco de Paula, aproximadamente em 1809. Junto a ela , está um anfiteatro ao ar livre e sob a arquibancada foram construídas as Arcadas de São Francisco, passarela coberta na forma de arcos que abriga pontos comercias e culturais. Ônibus: Todos com destino à praça Tiradentes e Trav. Nestor de Castro. Linha Turismo, para "Setor Histórico".

Espaço cercado de lendas, na Praça João Cândido. As ruínas são de pedra, do que deveria ter sido a igreja de São Francisco de Paula, nunca concluída. Em 1811 ficaram prontas a capela-mor e a sacristia, mas em 1860 as pedras que finalizariam a construção foram usadas na conclusão da torre da antiga Matriz, hoje Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz.

Histórias de túneis e piratas povoam o local, hoje dotado de espaços de comércio e lazer, palco e arquibancada, formando as “Arcadas das Ruínas”.

Veja ainda: 'Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito', data de 1737, com o nome original de Nossa Senhora dos Pretos de São Benedito, era a igreja dos escravos. Praça Garibaldi; 'Templo Rosacruz', rua Nicarágua, Bacacheri, tel. 356-3553; 'Mesquita Muçulmana', 1977, Rua Dr. Keller, Alto São Francisco, 223-3152;

Casa Romário Martins Casa Romário Martins. Construção em estilo colonial português do século XVIII. É o Segundo prédio mais antigo da cidade, ao lado do primeiro ainda preservado, a Igreja da Ordem. Objetiva a promoção de artistas paranaenses. Largo da Ordem,35. Setor Histórico.  322-1525 r.2255. Ônibus: Todos com destino à praça Tiradentes e Trav. Nestor de Castro. Linha Turismo, parada, "Setor Histórico".

  Santa Felicidade. É o bairro escolhido dos imigrantes italianos que chegaram no Paraná há 112 anos. Sua origem está na doação da área para o patrimônio da colônia italiana pela Dona Felicidade Borges, sendo aquela região então designada 'Santa Felicidade'. Dedicaram-se à produção de hortigranjeiros, à plantação de erva, ao fabrico de vinho e queijo e ao trançado de vime. Santa Felicidade ficou nacionalmente conhecido como bairro gastronômico de Curitiba devido ao fino vinho caseiro, os pratos típicos como risoto, polenta, lasanha, nhoque, macarrão e frango. Ônibus: Sta. Felicidade (pegar na Trav. Nestor de Castro). Linha Turismo, parada "Santa Felicidade".

Quase em frente à igreja está situado o cemitério, com seu inédito panteão constituído por 18 capelas em estilo neoclássico e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico. Merece destaque pela sua arquitetura a Casa dos Gerânios, a Casa dos Painéis, Casa das Arcadas e Casa Culpi. A grande atração de Santa Felicidade é a de ser o bairro gastronômico de Curitiba, com grande número de restaurantes que oferecem a comida típica e vinho da colônia. Existem ainda vinícolas e cantinas de vinho, lojas de artesanato e móveis de vime.

Veja ainda: 'Casa Culpi', datada de 1897, antigo armazém construído pelos italianos e hoje Memorial da Imigração Italiana. Av. Manoel Ribas, 8450, Santa Felicidade.  322-1525, r. 241.

Solar do Barão Solar do Barão. O prédio foi construído entre 1880 e 1833 e nele residiu o Barão do Serro Azul. Atualmente funciona como um centro de arte e lazer, mantendo diversos cursos, oficinas, ensaios, galeria de arte, oficina de teatro de bonecos e várias outras atividades. Ali se encontra a Camerata Anticqua, Orquestra de Harmônicas, Coral de Curitiba, Museu da Gravura e do Cartaz e a Gibiteca. R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533.  322-1525.

Palácio Avenida Palácio Avenida. O importante monumento arquitetônico ocupa uma área de 17.700 m2. Passou por quatro reformas até sua inauguração em 1991, preservando totalmente a faixada e transformando seu interior num dos mais modernos projetos arquitetônicos. Abriga além da agência bancária e do setor administrativo, o auditório com capacidade para 250 pessoas e o objetivo de desenvolver atividades culturais, a exemplo do "Natal no Avenida", cartão postal do Natal em Curitiba, que reúne num coral crianças carentes e idosos. Travessa Oliveira Belo, 11. Centro (Rua das Flores).  321-6249. Ônibus: Todos com destino à praça Zacarias e Osório.

Universidade Federal do Paraná. A Universidade Federal do Paraná foi oficialmente fundada e instalada em 1912, sendo considerada a primeira do Brasil. Foi federalizada somente em 1950 e atualmente ela possui várias sedes, em diferentes locais da cidade, oferecendo mais de cinqüenta cursos distribuídos em nove setores. O Prédio central foi reformado algumas vezes, a mais recente em 1997, e é hoje um monumento arquitetônico em estilo neoclássico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná. Praça Santos Andrade.  362-3038. Ônibus: Todos com destino à praça Santos Andrade.

 

 

Voltar!!! © Copyright 2000-2009 CuritibaSites! Todos os Direitos Reservados.Avançar!!!
Hospedagem de site CuritibaWebHost

www.CuritibaSites.com webmaster@curitibasites.com